domingo, 11 de janeiro de 2009

A experiência da passagem do ano em famílias


Lembro que quando eu era criança o Natal e o Ano Novo eram datas aguardadas com muita expectativa. Era época de roupa nova e de reunir toda a família, em número atuais são: meus avós, 11 filhos, 41 netos e aproximadamente 17 bisnetos, ou seja, é gente pra caramba. Lembro que tinha música e uma mesa muito grande cheia de comida. Na hora do almoço ou da janta, seguindo a tradição, serviam-se primeiro as crianças e os homens e cantavam a velha música:

“(...) feliz ano novo
Adeus ano velho
Que tudo se realize
No ano que vai nascer,
Muito dinheiro no bolso
Saúde para dar e vender”

Havia a contagem regressiva e, por fim, a explosão de fogos, muitos abraços, beijos e a renovação da esperança.

Hoje quase tudo mudou, a maioria das crianças hoje são casadas e têm sua família própria, inclusive eu. No lugar da grande mesa de ceia se faz o churrasco. É praticamente impossível reunir todo mundo.
Neste fim de ano, tentamos reunir a família da minha mãe: nós quatro irmãs com nossos maridos e filhos e a família de um dos meus cunhados. Em uma casa na praia. Quando a proposta foi feita, realmente achei que seria o máximo e, talvez, chegássemos perto do que foi quando eu era criança. Imaginei a ceia, a mesa de frutas, as crianças brincando, os adultos cantando, dançando, contando piadas, jogando bola. Enfim, tinha um coração cheio de esperança que seria muito divertido.
Mas, as coisas não foram tão perfeitas quanto na minha imaginação. Desde o início houve vários desencontros, as famílias não foram apresentadas e sofremos muito com a falta d’agua. Esses eventos geraram enorme stress no grupo, fazendo com que o assunto principal das pessoas fossem reclamar de tudo o que acontecia. Pairou um clima de desconforto, desconfiança e até rivalidade entre os grupos. Senti total desintegração e fim de ano perfeito que havia imaginado dia a dia foi minguando.
Apesar dos pesares (e foram muitos) valeu para mim iniciar o ano cercada das pessoas que mais amo. Como já bem disse o Samuel Rosa “a minha casa está onde está o meu coração” e, certamente o meu coração estava ali, com toda a minha família pertinho de mim. Adoro as minhas irmãs e a minha mãe, não importa o lugar ou o evento está com elas é maravilhoso. Para completar agora tenho meus dois sobrinho lindos e meu marido maravilhoso, ou seja, tudo o que eu precisava para iniciar bem o ano estava ali.

Nenhum comentário: