terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Uma pequenina variação no blog



Hoje, quase tive uma sobrecarga de leitura. É uma delícia saber, o engraçado é quanto mais se lê, mais e mais se tem vontade de saber. Não tem fim essa vontade. Enquanto lia sobre assuntos diferentes, a maioria relacionados a psicologia, percebi a necessidade também de escrever. Essa escrita pode ser muito variada (um resumo, uma resenha, um comentário, uma nova idéia, um grande texto), ainda não sei, mas sei que o importante é começar. Pretendo, não sei quando ter um site profissional e usarei este espaço para ir treinando essas publicações futuras.

Li um texto sobre atendimento psicológico pela internet. Ainda não tenho uma opinião fechada referente a isso. Mas, me fez refletir um pouco. Por exemplo, faço um curso de pós graduação a distância, o famoso EAD, percebo que há muitas pessoas que têm preconceito sobre essa forma de ensino. Eu, durante um tempo também tive, e ainda hoje faço algumas restrições. Acredito que nada se compara com a dinâmica de ser ter um professor ali do lado, onde se pode trocar, fazer perguntas, discutir..., além é claro dos colegas de sala que trarão outros tipos de entendimentos, novas visões, etc. O café pós aula, as relações e por aí vai. Mas, também penso nos nossos tempos modernos. Hoje temos um ritmo muito diferente de quando eu estava no primário (veja, quando iniciei na escola se chamava primário), as nomenclaturas mudam, não somente porque mudam os governos, mas porque os tempos são outros. E muitas das relações atualmente são mantidas e cultivadas pelo elo eletrônico, não podemos dizer que são frias ou menos importantes, porque se dão dessa forma.
De toda forma, alguém parou por alguns instantes, pensou em você, mentalizou seu rosto e enviou uma mensagem. Com a vantagem da modernidade, se antes a carta iria demorar 03 dias, dependendo do destino, hoje ela é instantânea. Podemos ser frios e impessoais com colega da mesa ao lado. Não é o uso da tecnologia que faz as relações esfriarem. Isso, vem de cada pessoa.
Concluindo, da mesma forma que acredito que a EAD é uma ótima solução para algumas pessoas (meu caso), acho que é um momento importante para se refletir o atendimento psicológico via on-line. Não somente excluir ou emitir uma série de opiniões cheias de preconceitos.

Um comentário:

Elise disse...

Tenho restrições sobre o EAD também, mas pensei agora no Telecurso 2000 (que mudou de nome tbm) e nas apostilas do Instituto Universal Brasileiro (isso ainda existe?). Já vem de longa data, e de certa forma deu certo.
(A USP lançou um programa de EAD que vem sendo criticado pelos próprios alunos...)