sábado, 8 de agosto de 2009

Colocando a leitura em dia


Adoro ler, mas gosto de ler pelo puro prazer da leitura, podendo saborear a textura de cada palavra. Diferentemente de ouvir músicas ou assistir algo, a leitura tem o tempo do nosso sentir, do nosso imaginar. Pode-se, por exemplo, gastar muito tempo em uma única página, porque ela remete a lembranças, projetos, sonhos, à imaginação e esta não tem limite de tempo, de lugar, de espaço.
No dia a dia preciso fazer as leituras obrigatórias, leituras para o conhecimento profissional, científico, acadêmico. Também são leituras importantes,mas muitas vezes, menos prazerosas. Mas, nestas férias foi bastante diferente. É claro que reservei um tempo para as leituras obrigatórias. No entanto, li quatro livros ao bel prazer. Que delícia parar pelas páginas e deixar a emoção brotar. Quando o canto diz que “não só de pão o homem viverá, mas da palavra”, tenho certeza, que existem leituras que são para a alma, passe o tempo que for, os desafios, desafetos, desamores... elas permanecem e nos dão força, ensinamentos, empoderamento, abre as janelas da nossa alma. Pela leitura vamos a qualquer lugar.
Escrevo muito sobre o passado, sinto-o interagindo a todo momento com o meu presente. Quando criança ganhei do meu pai um saco cheio de livros, deram para ele, que não sabia o que fazer levou para casa e eu me apropriei dele. A maioria dos livros eram de escola, mas havias vários livros de contos. Eu adorei e amei cada um deles.

Um comentário:

RSM disse...

Quem dera se todos os pais, padrinhos, tios, avós, namorados, fizessem o mesmo q se pai fez, e de forma consciente e intencional.
O mundo seria bem diferente...